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Uncategorised

  • 15/09/2025
    14h54
    Notícia

    Est. Meteorológica Carreiros (LEOC - Instituto de Oceanografia)

  • 15/09/2025
    14h52
    Notícia

    Estação Meteorológica Cassino (EMA)

  • 15/09/2025
    14h49
    Notícia

    Estação Meteorológica São Lourenço do Sul (Camponesa)

  • 15/09/2025
    13h32
    Notícia

    Qualidade do Ar

  • 08/09/2025
    15h52
    Notícia

    Estação Meteorológica Parque Marinha

  • 08/09/2025
    13h10
    Notícia

    Estrutura do Sistema de Gestão Ambiental

    O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da FURG  instituído pela Política Ambiental da FURG (Acesse aqui nossa legislação) é o conjunto de práticas, normas e instâncias que organizam como a universidade planeja, executa e acompanha suas ações voltadas à sustentabilidade. Ele e formado por aproximadamente 80 pessoas de todas as unidades da FURG. A figura abaixo ilustra a capilaridade do SGA. Para melhor entendimento, abaixo detalhamos esta estrutura:

     

    1 . Partindo do nível central da figura acima, estão a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental - SIGA (órgão acessor da Reitoria da FURG), e a Coordenação de Gestão Ambiental - CGA (vinculada a SIGA).

       

    2. Expandindo para o nível de círculos verdes é o Comitê Diretor do SGA (CD-SGA), espaço de planejamento e decisão, garante que as ações ambientais sejam pensadas de forma participativa e integrada . O CD-SGA é composto pelas seguintes representações:

    • - Secretário(a) de Gestão Ambiental;

    • - Coordenador(a) de Gestão Ambiental;

    • - Um representante de cada Pró-Reitoria;

    • - Um representante da Secretaria de Comunicação (SECOM);

    • - Um representante do HU/EBSERH;

    • - Um representante de cada de Campus: São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar;

    • - Dois representantes Docentes;

    • - Dois representantes dos Técnico- Administrativos em Educação;

    • - Um representante dos Discentes de graduação;

    • - Um representante dos Discentes de pós-graduação.

     

    3. No nível mais externo estão as Unidades Acadêmicas, representados em círculos pretos que são fundamentais para que a gestão ambiental aconteça no dia-a-dia. É nelas que os princípios da sustentabilidade se transformam em ações concretas, envolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e a rotina de estudantes e servidores.

    Um destaque importante são os Agentes de Gestão Ambiental (AGAs). Eles aparecem na imagem como pequenas esferas Laranjas em todos os níveis do SGA, representando sua função de elo entre as unidades e as esferas deliberativas e executivas. Cada AGA acompanha e apoia as ações ambientais no seu espaço de atuação, ajudando a garantir que a sustentabilidade chegue a todos os cantos da universidade.

     

  • 03/09/2025
    09h48
    Notícia

    Greenmetrics

  • 03/09/2025
    09h47
    Notícia

    Agenda Ambiental da Administração Pública

    A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa voluntário do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar práticas de sustentabilidade no âmbito das instituições públicas brasileiras. A proposta é promover a responsabilidade socioambiental como diretriz da gestão pública, buscando não apenas a redução dos impactos ambientais das atividades administrativas, mas também o fortalecimento da cultura da sustentabilidade entre servidores, estudantes e toda a comunidade universitária.

    Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a A3P foi incorporada às diretrizes institucionais a partir de 2018, quando a universidade firmou seu termo de adesão e passou a estruturar ações de sustentabilidade em consonância com os seis eixos estratégicos do programa: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação; contratações sustentáveis; e construções sustentáveis.

    Uma das principais ferramentas de acompanhamento dessas ações é o Relatório de Monitoramento Socioambiental (ResSoA), elaborado anualmente conforme metodologia do Ministério do Meio Ambiente. Esse relatório reúne indicadores sobre consumo de água, energia, papel, combustíveis, geração de resíduos, número de ações educativas e outros aspectos relevantes à sustentabilidade institucional.

    O comprometimento contínuo com o monitoramento e a melhoria das práticas ambientais tem garantido à FURG o reconhecimento oficial com a concessão do Selo A3P, um certificado de boas práticas socioambientais concedido pelo MMA às instituições que demonstram avanços concretos e sustentáveis. Essa certificação reafirma o papel da FURG como referência nacional em gestão ambiental pública e fortalece a missão institucional de contribuir para a construção de sociedades mais justas, responsáveis e ambientalmente conscientes.

    Veja abaixo os selos A3P da FURG. Clique nas datas e tenha acesso aos nossos relatórios do ResSoA.

    2024 2023

    2022 2021
     
    2020 2019
    2018  
     
       
  • 03/09/2025
    08h54
    Notícia

    Servidores

  • 10/04/2024
    14h01
    Notícia

    Agenda Ambiental na Adminstração Pública - A3P

    Plano de Adesão 2024 - 2028  

    Plano de Trabalho 2018 - 2023

     

  • 18/08/2020
    11h42
    Notícia

    Formulário de Contato

    Você pode entrar em contato diretamente com nossa central de Whatsapp

    53 32373527 

    ou

    Use esse espaço para entrar em contato com a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental.
    Registre aqui solicitações, sugestões,  reclamações, avistamentos de fauna e em breve entraremos em contato.

    Contate Sistema de Gestão Ambiental

    Campo obrigatório

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    Campo obrigatório

    Campo obrigatório

  • 17/08/2020
    18h07
    Notícia

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    • Equipe

  • 20/07/2018
    09h45
    Notícia

    Relato Nurca

    Relatório Nurca 2017

  • 19/07/2018
    16h21
    Notícia

    Relatórios

  • 19/07/2018
    15h55
    Notícia

    Informações

    1. Em breve
  • 24/05/2018
    11h12
    Notícia

    Comissões Permanentes

    Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

    Portarias Comissões

    Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável

    Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental

    Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica 

    Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul

    Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha

    Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar

    Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica

    Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação 

     

     

  • 05/08/2016
    11h35
    Notícia

    Documentos

    Política Ambiental

    Sistema de Gestão Ambiental

  • 05/08/2016
    11h00
    Notícia

    Projetos

    Projeto de compensação ambiental – 2014

    Plano de regularização ambiental – Fase II – 2015

  • 05/08/2016
    10h29
    Notícia

    Licenças

    Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA

    Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga

     

     

    Campus Carreiros

    Campus Santo Antônio da Patrulha

    Campus Santa Vitória do Palmar

     

  • 05/08/2016
    10h44
    Notícia

    Relatórios

    Diagnósticos:

    Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015

    Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015

    Adesão a A3P do MMA:

    Extrato de adesão a A3P 

    Plano de trabalho A3P

    A3P_2023 - 2028

    Referências A3P: 

    Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf

    Socioambiental:

    I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA

    II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório

    II SeMeiA FURG YOUTUBE

    Relatórios de consumo A3P:

    Monitoramento Socioambiental 2018

    Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020

    Monitoramento Socioambiental 2021

    Monitoramento Socioambiental_A3P_2023

  • 28/07/2016
    11h16
    Notícia

    Agentes de Gestão Ambiental (AGAs)

     

    Portaria_1679_2021AGAs

    Portaria 2381 2023 - AGAS006659.jpg

    Portaria_3095_AGAs

    Portaria_AGAs 2025

  • 28/07/2016
    11h15
    Notícia

    Nossa Equipe

     

    •  

      Felipe

      Kessler

      Diretor

      Secretaria Integrada

      de Gestão Ambiental

       

       

       

       

      Fillipe

      Pacheco da Silva

      Coordenador

      Coordenação de Gestão Ambiental

       

       

      Eduardo

      Martins da Silva

      TAE Agroecologia

      SIGA/CGA

       

       

      Gilberto

      Cardoso Xavier

      TAE em Edificações

      SIGA/CGA 

       

       

      Manuel

      Cezar M. B. Nogueira de Souza

      TAE em Meio Ambiente

       SIGA

       

       

      Paulo

      Henrique

      Mattos

      TAE em Meio Ambiente

      SIGA/CGA

       
       

       

      Rafael

      Missiunas

      TAE Administração

       SIGA

       

       

      Thais

      Antolini Veçozzi

      TAE em Meio Ambiente

      SIGA

       
           

      Wagner

      Alexandre Silveira da Cruz 

      TAE Engenharia Agrícola 

      SIGA/CGA

       
  • 28/07/2016
    11h14
    Notícia

    Comitê Diretor

    COMITÊ DIRETOR DO SGA (2021-2023)

    Portaria_1421_2021CD

    Portaria_3107_CD_SGA

     

  • 27/07/2016
    15h56
    Notícia

    Histórico

    Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.

    Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.

    A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.

    A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.

    O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.

  • 27/07/2016
    15h47
    Notícia

    Bem-Vindo(a)

    O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de atividades administrativas e operacionais voltadas para o desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da Universidade, que integra princípios e objetivos que visam fomentar valores e práticas voltados para a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades administrativas, em um processo de melhoria contínua.

    Conforme a Política Ambiental da FURG, as ações do SGA têm como base sete princípios de atuação:

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