Uncategorised
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15/09/202514h54Notícia
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15/09/202514h52Notícia
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15/09/202514h49Notícia
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15/09/202513h32Notícia
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08/09/202515h52Notícia
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08/09/202513h10Notícia
Estrutura do Sistema de Gestão Ambiental
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da FURG instituído pela Política Ambiental da FURG (Acesse aqui nossa legislação) é o conjunto de práticas, normas e instâncias que organizam como a universidade planeja, executa e acompanha suas ações voltadas à sustentabilidade. Ele e formado por aproximadamente 80 pessoas de todas as unidades da FURG. A figura abaixo ilustra a capilaridade do SGA. Para melhor entendimento, abaixo detalhamos esta estrutura:
1 . Partindo do nível central da figura acima, estão a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental - SIGA (órgão acessor da Reitoria da FURG), e a Coordenação de Gestão Ambiental - CGA (vinculada a SIGA).
2. Expandindo para o nível de círculos verdes é o Comitê Diretor do SGA (CD-SGA), espaço de planejamento e decisão, garante que as ações ambientais sejam pensadas de forma participativa e integrada . O CD-SGA é composto pelas seguintes representações:
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- Secretário(a) de Gestão Ambiental;
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- Coordenador(a) de Gestão Ambiental;
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- Um representante de cada Pró-Reitoria;
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- Um representante da Secretaria de Comunicação (SECOM);
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- Um representante do HU/EBSERH;
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- Um representante de cada de Campus: São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar;
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- Dois representantes Docentes;
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- Dois representantes dos Técnico- Administrativos em Educação;
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- Um representante dos Discentes de graduação;
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- Um representante dos Discentes de pós-graduação.
3. No nível mais externo estão as Unidades Acadêmicas, representados em círculos pretos que são fundamentais para que a gestão ambiental aconteça no dia-a-dia. É nelas que os princípios da sustentabilidade se transformam em ações concretas, envolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e a rotina de estudantes e servidores.
Um destaque importante são os Agentes de Gestão Ambiental (AGAs). Eles aparecem na imagem como pequenas esferas Laranjas em todos os níveis do SGA, representando sua função de elo entre as unidades e as esferas deliberativas e executivas. Cada AGA acompanha e apoia as ações ambientais no seu espaço de atuação, ajudando a garantir que a sustentabilidade chegue a todos os cantos da universidade.
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03/09/202509h48Notícia
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03/09/202509h47Notícia
Agenda Ambiental da Administração Pública
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa voluntário do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar práticas de sustentabilidade no âmbito das instituições públicas brasileiras. A proposta é promover a responsabilidade socioambiental como diretriz da gestão pública, buscando não apenas a redução dos impactos ambientais das atividades administrativas, mas também o fortalecimento da cultura da sustentabilidade entre servidores, estudantes e toda a comunidade universitária.
Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a A3P foi incorporada às diretrizes institucionais a partir de 2018, quando a universidade firmou seu termo de adesão e passou a estruturar ações de sustentabilidade em consonância com os seis eixos estratégicos do programa: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação; contratações sustentáveis; e construções sustentáveis.
Uma das principais ferramentas de acompanhamento dessas ações é o Relatório de Monitoramento Socioambiental (ResSoA), elaborado anualmente conforme metodologia do Ministério do Meio Ambiente. Esse relatório reúne indicadores sobre consumo de água, energia, papel, combustíveis, geração de resíduos, número de ações educativas e outros aspectos relevantes à sustentabilidade institucional.
O comprometimento contínuo com o monitoramento e a melhoria das práticas ambientais tem garantido à FURG o reconhecimento oficial com a concessão do Selo A3P, um certificado de boas práticas socioambientais concedido pelo MMA às instituições que demonstram avanços concretos e sustentáveis. Essa certificação reafirma o papel da FURG como referência nacional em gestão ambiental pública e fortalece a missão institucional de contribuir para a construção de sociedades mais justas, responsáveis e ambientalmente conscientes.
Veja abaixo os selos A3P da FURG. Clique nas datas e tenha acesso aos nossos relatórios do ResSoA.
2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 -
03/09/202508h54Notícia
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10/04/202414h01Notícia
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18/08/202011h42Notícia
Formulário de Contato
Você pode entrar em contato diretamente com nossa central de Whatsapp
53 32373527
ou
Use esse espaço para entrar em contato com a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental.
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17/08/202018h07Notícia
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20/07/201809h45Notícia
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19/07/201816h21Notícia
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19/07/201815h55Notícia
Informações
- Em breve
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24/05/201811h12Notícia
Comissões Permanentes
Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável
Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental
Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul
Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha
Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar
Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação
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05/08/201611h35Notícia
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05/08/201611h00Notícia
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05/08/201610h29Notícia
Licenças
Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA
Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga
Campus Santo Antônio da Patrulha
Campus Santa Vitória do Palmar
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05/08/201610h44Notícia
Relatórios
Diagnósticos:
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Adesão a A3P do MMA:
Referências A3P:
Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf
Socioambiental:
I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA
II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório
Relatórios de consumo A3P:
Monitoramento Socioambiental 2018
Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020
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28/07/201611h16Notícia
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28/07/201611h15Notícia
Nossa Equipe
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Felipe
Kessler
Diretor
Secretaria Integrada
de Gestão Ambiental
Fillipe
Pacheco da Silva
Coordenador
Coordenação de Gestão Ambiental
Eduardo
Martins da Silva
TAE Agroecologia
SIGA/CGA
Gilberto
Cardoso Xavier
TAE em Edificações
SIGA/CGA
Manuel
Cezar M. B. Nogueira de Souza
TAE em Meio Ambiente
SIGA
Paulo
Henrique
Mattos
TAE em Meio Ambiente
SIGA/CGA
Rafael
Missiunas
TAE Administração
SIGA
Thais
Antolini Veçozzi
TAE em Meio Ambiente
SIGA
Wagner
Alexandre Silveira da Cruz
TAE Engenharia Agrícola
SIGA/CGA
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28/07/201611h14Notícia
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27/07/201615h56Notícia
Histórico
Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.
A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.
A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.
O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.
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27/07/201615h47Notícia
Bem-Vindo(a)
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de atividades administrativas e operacionais voltadas para o desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da Universidade, que integra princípios e objetivos que visam fomentar valores e práticas voltados para a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades administrativas, em um processo de melhoria contínua.
Conforme a Política Ambiental da FURG, as ações do SGA têm como base sete princípios de atuação: