Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.
A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.
A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.
O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.