O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da FURG instituído pela Política Ambiental da FURG (Acesse aqui nossa legislação) é o conjunto de práticas, normas e instâncias que organizam como a universidade planeja, executa e acompanha suas ações voltadas à sustentabilidade. Ele e formado por aproximadamente 80 pessoas de todas as unidades da FURG. A figura abaixo ilustra a capilaridade do SGA. Para melhor entendimento, abaixo detalhamos esta estrutura:

1 . Partindo do nível central da figura acima, estão a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental - SIGA (órgão acessor da Reitoria da FURG), e a Coordenação de Gestão Ambiental - CGA (vinculada a SIGA).
![]() |
![]() |
2. Expandindo para o nível de círculos verdes é o Comitê Diretor do SGA (CD-SGA), espaço de planejamento e decisão, garante que as ações ambientais sejam pensadas de forma participativa e integrada . O CD-SGA é composto pelas seguintes representações:
-
- Secretário(a) de Gestão Ambiental;
-
- Coordenador(a) de Gestão Ambiental;
-
- Um representante de cada Pró-Reitoria;
-
- Um representante da Secretaria de Comunicação (SECOM);
-
- Um representante do HU/EBSERH;
-
- Um representante de cada de Campus: São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar;
-
- Dois representantes Docentes;
-
- Dois representantes dos Técnico- Administrativos em Educação;
-
- Um representante dos Discentes de graduação;
-
- Um representante dos Discentes de pós-graduação.
3. No nível mais externo estão as Unidades Acadêmicas, representados em círculos pretos que são fundamentais para que a gestão ambiental aconteça no dia-a-dia. É nelas que os princípios da sustentabilidade se transformam em ações concretas, envolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e a rotina de estudantes e servidores.
Um destaque importante são os Agentes de Gestão Ambiental (AGAs). Eles aparecem na imagem como pequenas esferas Laranjas em todos os níveis do SGA, representando sua função de elo entre as unidades e as esferas deliberativas e executivas. Cada AGA acompanha e apoia as ações ambientais no seu espaço de atuação, ajudando a garantir que a sustentabilidade chegue a todos os cantos da universidade.

