Uncategorised
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24/05/201811h12Notícia
Comissões Permanentes
Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável
Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental
Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul
Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha
Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar
Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação
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05/08/201611h35Notícia
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05/08/201611h00Notícia
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05/08/201610h29Notícia
Licenças
Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA
Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga
Campus Santo Antônio da Patrulha
Campus Santa Vitória do Palmar
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05/08/201610h44Notícia
Relatórios
Diagnósticos:
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Adesão a A3P do MMA:
Referências A3P:
Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf
Socioambiental:
I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA
II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório
Relatórios de consumo A3P:
Monitoramento Socioambiental 2018
Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020
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28/07/201611h16Notícia
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28/07/201611h15Notícia
Nossa Equipe
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Felipe
Kessler
Diretor
Secretaria Integrada
de Gestão Ambiental
Fillipe
Pacheco da Silva
Coordenador
Coordenação de Gestão Ambiental
Eduardo
Martins da Silva
TAE Agroecologia
SIGA/CGA
Gilberto
Cardoso Xavier
TAE em Edificações
SIGA/CGA
Manuel
Cezar M. B. Nogueira de Souza
TAE em Meio Ambiente
SIGA
Paulo
Henrique
Mattos
TAE em Meio Ambiente
SIGA/CGA
Rafael
Missiunas
TAE Administração
SIGA
Thais
Antolini Veçozzi
TAE em Meio Ambiente
SIGA
Wagner
Alexandre Silveira da Cruz
TAE Engenharia Agrícola
SIGA/CGA
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28/07/201611h14Notícia
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27/07/201615h56Notícia
Histórico
Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.
A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.
A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.
O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.