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03/09/202509h48Notícia
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03/09/202509h47Notícia
Agenda Ambiental da Administração Pública
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa voluntário do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar práticas de sustentabilidade no âmbito das instituições públicas brasileiras. A proposta é promover a responsabilidade socioambiental como diretriz da gestão pública, buscando não apenas a redução dos impactos ambientais das atividades administrativas, mas também o fortalecimento da cultura da sustentabilidade entre servidores, estudantes e toda a comunidade universitária.
Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a A3P foi incorporada às diretrizes institucionais a partir de 2018, quando a universidade firmou seu termo de adesão e passou a estruturar ações de sustentabilidade em consonância com os seis eixos estratégicos do programa: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação; contratações sustentáveis; e construções sustentáveis.
Uma das principais ferramentas de acompanhamento dessas ações é o Relatório de Monitoramento Socioambiental (ResSoA), elaborado anualmente conforme metodologia do Ministério do Meio Ambiente. Esse relatório reúne indicadores sobre consumo de água, energia, papel, combustíveis, geração de resíduos, número de ações educativas e outros aspectos relevantes à sustentabilidade institucional.
O comprometimento contínuo com o monitoramento e a melhoria das práticas ambientais tem garantido à FURG o reconhecimento oficial com a concessão do Selo A3P, um certificado de boas práticas socioambientais concedido pelo MMA às instituições que demonstram avanços concretos e sustentáveis. Essa certificação reafirma o papel da FURG como referência nacional em gestão ambiental pública e fortalece a missão institucional de contribuir para a construção de sociedades mais justas, responsáveis e ambientalmente conscientes.
Veja abaixo os selos A3P da FURG. Clique nas datas e tenha acesso aos nossos relatórios do ResSoA.
2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 -
03/09/202508h54Notícia
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10/04/202414h01Notícia
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18/08/202011h42Notícia
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17/08/202018h07Notícia
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20/07/201809h45Notícia
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19/07/201816h21Notícia
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19/07/201815h55Notícia
Informações
- Em breve
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24/05/201811h12Notícia
Comissões Permanentes
Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável
Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental
Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul
Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha
Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar
Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação
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05/08/201611h35Notícia
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05/08/201611h00Notícia
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05/08/201610h29Notícia
Licenças
Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA
Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga
Campus Santo Antônio da Patrulha
Campus Santa Vitória do Palmar
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05/08/201610h44Notícia
Relatórios
Diagnósticos:
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Adesão a A3P do MMA:
Referências A3P:
Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf
Socioambiental:
I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA
II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório
Relatórios de consumo A3P:
Monitoramento Socioambiental 2018
Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020
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28/07/201611h16Notícia
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28/07/201611h15Notícia
Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA)
- Prof. Dr. Felipe Kessler
- (Secretário de Gestão Ambiental)
- Dr. Manuel Cezar Macedo Barbosa Nogueira de Souza
- (TAE em Meio Ambiente)
- Dra. Thais Antolini Veçozzi
- (Tecnóloga em Gestão Ambiental)
- Dr. Rafael Missiunas
- (Administrador)
- Secretaria Integrada de Gestão Ambiental é responsável por:
- Coordenar a coleta de informações para a manutenção do Selo A3P;
- Preencher o relatório anual de monitoramento socioambiental (Ressoa) do Ministério do Meio Ambiente;
- Coordenar o Fórum Ambiental;
- Divulgar informações referentes à Gestão Ambiental institucional nos meios de comunicação;
- Cadastrar e promover a integração dos Agentes de Gestão Ambiental- AGAs;
- Receber demandas e/ou soluções encaminhadas pelos AGAs;
- Propor capacitações específicas para os AGAs.
- siga@furg.br
Telefone: (53)32373527
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28/07/201611h14Notícia
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27/07/201615h56Notícia
Histórico
Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.
A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.
A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.
O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.
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27/07/201615h47Notícia
Bem-vindo
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de atividades administrativas e operacionais voltadas para o desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da Universidade, que integra princípios e objetivos que visam fomentar valores e práticas voltados para a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades administrativas, em um processo de melhoria contínua.
O Sistema de Gestão Ambiental foi instituído a partir da aprovação da Política Ambiental da FURG pelo Conselho Universitário (Consun), com a resolução 032/2014, e regulamentado pela deliberação 113/2015 e deliberação 014/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). O SGA é vinculado diretamente à reitoria.
As ações do SGA têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes.
- Sustentabilidade
Assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações. - Precaução
Estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados. - Prevenção
Adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente. - Cooperação
Estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental. - Informação Ambiental
Compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Melhoria contínua
Institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental visando o constante aprimoramento. - Integração de saberes
Compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
- Sustentabilidade