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Gestão Ambiental da FURG

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Uncategorised

  • 03/09/2025
    09h48
    Notícia

    Greenmetrics

  • 03/09/2025
    09h47
    Notícia

    Agenda Ambiental da Administração Pública

    A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa voluntário do Ministério do Meio Ambiente que tem como objetivo incentivar práticas de sustentabilidade no âmbito das instituições públicas brasileiras. A proposta é promover a responsabilidade socioambiental como diretriz da gestão pública, buscando não apenas a redução dos impactos ambientais das atividades administrativas, mas também o fortalecimento da cultura da sustentabilidade entre servidores, estudantes e toda a comunidade universitária.

    Na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a A3P foi incorporada às diretrizes institucionais a partir de 2018, quando a universidade firmou seu termo de adesão e passou a estruturar ações de sustentabilidade em consonância com os seis eixos estratégicos do programa: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos sólidos; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação; contratações sustentáveis; e construções sustentáveis.

    Uma das principais ferramentas de acompanhamento dessas ações é o Relatório de Monitoramento Socioambiental (ResSoA), elaborado anualmente conforme metodologia do Ministério do Meio Ambiente. Esse relatório reúne indicadores sobre consumo de água, energia, papel, combustíveis, geração de resíduos, número de ações educativas e outros aspectos relevantes à sustentabilidade institucional.

    O comprometimento contínuo com o monitoramento e a melhoria das práticas ambientais tem garantido à FURG o reconhecimento oficial com a concessão do Selo A3P, um certificado de boas práticas socioambientais concedido pelo MMA às instituições que demonstram avanços concretos e sustentáveis. Essa certificação reafirma o papel da FURG como referência nacional em gestão ambiental pública e fortalece a missão institucional de contribuir para a construção de sociedades mais justas, responsáveis e ambientalmente conscientes.

    Veja abaixo os selos A3P da FURG. Clique nas datas e tenha acesso aos nossos relatórios do ResSoA.

    2024 2023

    2022 2021
     
    2020 2019
    2018  
     
       
  • 03/09/2025
    08h54
    Notícia

    Servidores

  • 10/04/2024
    14h01
    Notícia

    Agenda Ambiental na Adminstração Pública - A3P

    Plano de Adesão 2024 - 2028  

    Plano de Trabalho 2018 - 2023

     

  • 18/08/2020
    11h42
    Notícia

    Formulário de Contato

    Você pode entrar em contato diretamente com nossa central de Whatsapp

    53 32373527 

    ou

    Use esse espaço para entrar em contato com a SGA.
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    Contate Sistema de Gestão Ambiental

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  • 17/08/2020
    18h07
    Notícia

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    • Equipe

  • 20/07/2018
    09h45
    Notícia

    Relato Nurca

    Relatório Nurca 2017

  • 19/07/2018
    16h21
    Notícia

    Relatórios

  • 19/07/2018
    15h55
    Notícia

    Informações

    1. Em breve
  • 24/05/2018
    11h12
    Notícia

    Comissões Permanentes

    Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

    Portarias Comissões

    Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável

    Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental

    Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica 

    Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul

    Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha

    Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar

    Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica

    Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação 

     

     

  • 05/08/2016
    11h35
    Notícia

    Documentos

    Política Ambiental

    Sistema de Gestão Ambiental

  • 05/08/2016
    11h00
    Notícia

    Projetos

    Projeto de compensação ambiental – 2014

    Plano de regularização ambiental – Fase II – 2015

  • 05/08/2016
    10h29
    Notícia

    Licenças

    Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA

    Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga

     

     

    Campus Carreiros

    Campus Santo Antônio da Patrulha

    Campus Santa Vitória do Palmar

     

  • 05/08/2016
    10h44
    Notícia

    Relatórios

    Diagnósticos:

    Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015

    Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015

    Adesão a A3P do MMA:

    Extrato de adesão a A3P 

    Plano de trabalho A3P

    A3P_2023 - 2028

    Referências A3P: 

    Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf

    Socioambiental:

    I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA

    II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório

    II SeMeiA FURG YOUTUBE

    Relatórios de consumo A3P:

    Monitoramento Socioambiental 2018

    Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020

    Monitoramento Socioambiental 2021

    Monitoramento Socioambiental_A3P_2023

  • 28/07/2016
    11h16
    Notícia

    Agentes de Gestão Ambiental (AGAs)

     

    Portaria_1679_2021AGAs

    Portaria 2381 2023 - AGAS006659.jpg

    Portaria_3095_AGAs

    Portaria_AGAs 2025

  • 28/07/2016
    11h15
    Notícia

    Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA)

    • Prof. Dr. Felipe Kessler
    • (Secretário de Gestão Ambiental)
    • Dr. Manuel Cezar Macedo Barbosa Nogueira de Souza
    • (TAE em Meio Ambiente)
    • Dra. Thais Antolini Veçozzi
    • (Tecnóloga em Gestão Ambiental)
    • Dr. Rafael Missiunas
    • (Administrador)
    •  
    • Secretaria Integrada de Gestão Ambiental é responsável por:
    • Coordenar a coleta de informações para a manutenção do Selo A3P;
    • Preencher o relatório anual de monitoramento socioambiental (Ressoa) do Ministério do Meio Ambiente;
    • Coordenar o Fórum Ambiental;
    • Divulgar informações referentes à Gestão Ambiental institucional nos meios de comunicação;
    • Cadastrar e promover a integração dos Agentes de Gestão Ambiental- AGAs;
    • Receber demandas e/ou soluções encaminhadas pelos AGAs;
    • Propor capacitações específicas para os AGAs.
    • siga@furg.br

    Telefone: (53)32373527

  • 28/07/2016
    11h14
    Notícia

    Comitê Diretor

    COMITÊ DIRETOR DO SGA (2021-2023)

    Portaria_1421_2021CD

    Portaria_3107_CD_SGA

     

  • 27/07/2016
    15h56
    Notícia

    Histórico

    Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.

    Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.

    A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.

    A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.

    O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.

  • 27/07/2016
    15h47
    Notícia

    Bem-vindo

     

     

    O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de atividades administrativas e operacionais voltadas para o desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da Universidade, que integra princípios e objetivos que visam fomentar valores e práticas voltados para a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades administrativas, em um processo de melhoria contínua.

    O Sistema de Gestão Ambiental foi instituído a partir da aprovação da Política Ambiental da FURG pelo Conselho Universitário (Consun), com a resolução 032/2014, e regulamentado pela deliberação 113/2015 e deliberação 014/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). O SGA é vinculado diretamente à reitoria.

    As ações do SGA têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes.

    • Sustentabilidade
      Assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações.

    • Precaução
      Estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.

    • Prevenção
      Adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente.

    • Cooperação
      Estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental.

    • Informação Ambiental 
      Compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado.

    • Melhoria contínua
      Institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental visando o constante aprimoramento.

    • Integração de saberes
      Compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
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