Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental realiza primeira reunião

Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA) realizou na tarde da sexta-feira, 14, a sua primeira reunião. Vários documentos foram discutidos e aprovados, entre eles as Normas Internas de Funcionamento do Comitê Diretor e a criação de um Núcleo de Representação Institucional junto a colegiados ambientais. Também foi aprovada a proposta de criação de oito Comissões Permanentes de Apoio às atividades do Sistema de Gestão Ambiental (CPGA).

Estas comissões deverão auxiliar em temas específicos, como resíduos perigosos, resíduos sólidos, uso racional de água, saneamento e drenagem, uso racional de energia, educação ambiental, licitações sustentáveis, conservação de áreas externas e naturais, e Comunicação. Para o professor Cleber Palma, secretário de Gestão Ambiental, a atuação das Comissões Permanentes também será de extrema importância na elaboração do termo de adesão a ser assinado com a Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do meio Ambiente.

Antes dessas discussões, abrindo a reunião, foi feita uma breve apresentação sobre as etapas anteriores e o momento atual de implantação do SGA. A Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) já está instalada no prédio da Reitoria e com seu site aberto à comunidade (http://www.sga.furg.br).

Regulamentado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea - Deliberação 113/2015), o Comitê Diretor tem caráter estratégico para implementação da Política Ambiental aprovada pelo Conselho Universitário (Consun - Res. 032/2014). Suas atribuições envolvem deliberar sobre temas importantes como a criação de projetos de gestão ambiental, o planejamento anual e a proposta de execução orçamentária da Siga e a organização do Fórum Ambiental, que deve ocorrer anualmente.

O Comitê é composto por representação de todos os segmentos da comunidade universitária e campi da Universidade, totalizando 14 assentos permanentes. Os suplentes serão sempre convidados a participar da reunião. Segundo o vice-reitor e presidente do comitê, professor Danilo Giroldo, esta prática garante uma discussão mais ampla e qualificada sobre a definição das estratégias e prioridades a serem definidas para os próximos anos na Universidade.

Na mesma reunião, o Comitê definiu ainda que o 1º Fórum Ambiental deverá ocorrer no final de novembro e será aberto a toda a comunidade interna e externa à FURG, com palestras, mesas redondas e grupos de trabalho nos temas relativos às Comissões Permanentes.

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