Integrantes do SGA participam de curso de capacitação

Teve início nesta quinta-feira (4) o curso de capacitação interno do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Com o tema “Introdução a Sustentabilidade e ao Sistema de Gestão Ambiental da FURG”, o encontro reuniu componentes eleitos e indicados do Comitê Diretor (CD) dos Agentes de Gestão Ambiental (AGAs), no Auditório do Instituto de Oceanografia (IO).

O encontro iniciou, na parte da manhã, com a abertura da reitora, Cleuza Dias, que deu boas-vindas e destacou a importância do desenvolvimento do SGA na FURG. Após, o vice-reitor e presidente do CD do SGA, Danilo Giroldo, apresentou um breve histórico do envolvimento da Universidade com o ambiente. “Desde sua criação, em 1969, o ambiente sempre esteve presente nos saberes e conhecimentos da FURG. Institucionalizar práticas ambientais é fundamental e necessita da participação e do debate coletivo”, diz. Durante sua fala, Giroldo, apresentou também os processos de obtenção de licenças e informações sobre as políticas ambientais na FURG. “Atualmente, todos os campi da FURG estão licenciados pela Fepam e em situação regular”, destacou. O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr (HU) e a Estação Marinha de Aquacultura (EMA), segundo ele, estão em processo final de licenciamento.

Durante os encontros do curso, que se estende até setembro, os participantes poderão conhecer todas as atividades desenvolvidas na FURG e se inteirarem completamente da temática ambiental. Neste primeiro encontro, o coordenador da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), Cleber Palma, iniciou o detalhamento de todos os programas que estão em andamento na Universidade. Após, a professora do IO, Dione Kitzman, contextualizou a temática diante do cenário universitário geral. Na parte da tarde, foram realizadas apresentações sobre “Tema uso de energia e eficiência energética”, com participação dos professores Antônio Silva e Juliana Pouey, do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (Linse) da Universidade Federal de Pelotas (Pelotas).

Ao longo do curso serão ministradas palestras, mesas redondas e aulas teóricas, com a possibilidade de aulas práticas e visitas técnicas para aprofundar os temas que envolvem a sustentabilidade. As atividades buscam qualificar, cada vez mais, a discussão e a busca de soluções para a Universidade. O planejamento é que até o final do semestre seja promovido um Fórum Ambiental, com organização principal dos integrantes do Comitê, para aprofundar a discussão das temáticas.

 

006658006659