Sistema de Gestão Ambiental da FURG é instalado

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) começou, desde sexta-feira (26), a operar oficialmente. O início das atividades foi registrado a partir da nomeação do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da FURG, Cleber Silva, como coordenador da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga).

 

A proposição e discussão sobre o SGA foi prioridade, desde o início da gestão da reitora da FURG, Cleuza Dias, e ficou a cargo da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA), envolvida nesta atividade desde 2013. A CTGA foi coordenada pelo vice-reitor, Danilo Giroldo, e constituída por discentes, técnicos-administrativos em educação e docentes provenientes de diversas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade, com atuação no tema. Além do desenvolvimento da Política Ambiental e do SGA, a Comissão atuou nos processos de licenciamento dos campi e na gestão de resíduos perigosos nesses ambientes. Essas atividades, a partir de agora, passarão a ser coordenadas pelo SGA.

O Sistema foi instituído com a aprovação, pelo Conselho Universitário, da Política Ambiental da FURG, em 2014. A regulamentação aconteceu em dezembro de 2015, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA). “O SGA representa um intenso processo de mobilização da comunidade universitária para institucionalizar práticas sustentáveis nas atividades acadêmicas e administrativas da FURG”, ressalta o vice-reitor, Danilo Giroldo.

 

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Os próximos passos já foram traçados. Será constituído o Comitê Diretor do SGA e o credenciamento dos Agentes de Gestão Ambiental (Agas). Outra meta é a estruturação do planejamento anual do SGA, que, segundo Giroldo, seguirá o mesmo padrão de qualidade técnica, transparência, mobilização e efetivo envolvimento da comunidade acadêmica.

 

Estrutura do SGA

O SGA apresenta sua estrutura dividida em quatro níveis: (i) Comitê Diretor (CD-SGA), tem caráter estratégico e inclui representação de todos segmentos da comunidade universitária, escolhidos de forma democrática por seus pares; (ii) Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), é um órgão vinculado a Reitoria com função tática e operacional, além da atribuição de planejar e executar as ações do SGA, em articulação com as unidades acadêmicas e administrativas, conforme as definições do CD-SGA; (iii) Agentes de Gestão Ambiental (AGAs), servidores dos quadros Docente e Técnico-Administrativo em Educação e representam o elo entre as unidades acadêmica e administrativas e a SIGA para garantir capilaridade às ações do Sistema; e (iv) Fórum Ambiental, organizado anualmente para divulgar as ações realizadas e colher subsídios para o aprimoramento contínuo do Sistema.

 

Resolução 032/2014

Deliberação 113/2015