Workshop discute a Gestão Ambiental na FURG

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) vem desenvolvendo uma série de ações voltadas à institucionalização da Gestão Ambiental. Nesta sexta-feira, 15, o Cidec-Sul da FURG sediou o “3º Workshop Sustentabilidade na Universidade: avanços e desafios na gestão ambiental da FURG”, com o objetivo de divulgar os avanços institucionais na temática e envolver a comunidade acadêmica nos próximos desafios a serem vencidos.

 

De acordo com o Vice-Reitor da FURG e coordenador geral do evento, professor Danilo Giroldo, o fato de a Universidade estar consolidando o evento, já em sua terceira edição, comprova o avanço que a Instituição tem conquistado, de forma participativa, no tema da Gestão Ambiental. “Isso demonstra o amadurecimento da nossa comunidade, o quão importante é institucionalizar e discutir os temas da Gestão Ambiental, especialmente em uma Universidade que tem na sua raiz a atuação na área ambiental”, afirma Giroldo.

O evento também foi um espaço para a apresentação do diagnóstico ambiental do campus Carreiros, realizado em 2014. A partir deste tema, com a participação de especialistas que realizaram pesquisas na área, foram retratados aspectos que caracterizam o tipo de ambiente do campus Carreiros. Os resultados destes trabalhos fornecem informações técnicas fundamentais para a definição de uma área de preservação, que é um dos condicionantes da Licença de Operação do campus, bem como auxiliam nas definições para as próximas atividades a serem desenvolvidas.

A Reitora, professora Cleuza Dias, considera a Gestão Ambiental na Universidade como um trabalho permanente, no qual sempre haverá vertentes para serem discutidas e ampliadas. ”Hoje, nós estamos numa etapa muito importante para uma mudança estrutural da Universidade. Esse processo possibilita um planejamento para o futuro da nossa Instituição. O Workshop é mais uma forma de divulgar as ações que vêm sendo realizadas na FURG desde sua primeira edição”, disse.

A cerimônia de abertura do Workshop contou com as presenças do chefe do escritório regional do Ibama, Luiz Roberto Louzada Jr., do secretário municipal do Meio Ambiente, Sandro Ari Miranda, dos pró-reitores Denise Varella Martinez (Graduação), Ednei Primel (Pesquisa e Pós-Graduação), Marcos Amarante (Infraestrutura), da chefe de gabinete, Maria Rozana de Almeida, acadêmicos dos câmpus de São Lourenço do Sul e Rio Grande, além de servidores, profissionais da área e comunidade.

 

Painel "Gestão"

Logo após a abertura, Giroldo deu início ao primeiro painel da manhã, denominado “Gestão”, o qual teve como linhas de discussão: avanços e desafios da Gestão Ambiental na FURG; desafios e oportunidades para a Gestão de Resíduos na FURG e a construção participativa da Política Ambiental da FURG. Giroldo apresentou o histórico da Gestão Ambiental na FURG, destacando a implantação do Reuni, da criação dos cursos de graduação e pós-graduação na área ambiental e, principalmente, a aprovação da Política Ambiental da FURG em 2014. Além disso, comentou sobre os principais desafios: implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA); condicionantes ambientais; novos programas ambientais e a integração da gestão de resíduos. Após, o painel foi conduzido pelas integrantes da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA), Sandra dos Santos, Cátia Pereira e Dione Kitzmann. Sandra e Cátia abordaram os avanços obtidos em relação ao manejo de resíduos químicos, perigosos, recicláveis e orgânicos, enquanto a professora Dione apresentou o processo participativo de construção da Política Ambiental da FURG, aprovada pelo Conselho Universitário em Dezembro de 2014.

 

Painel "Diagnóstico"

O segundo painel, denominado “Diagnóstico”, teve como pontos de discussão os seguintes temas: a qualidade da água no campus Carreiros e a fauna e flora do campus. A professora Maria da Graça Baumgarten, apresentou a qualidade da água dos lagos e banhados presentes no campus Carreiros. O pós-doutorando do PPG em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Fernando Quintela, falou de algumas espécies da fauna terrestre que vivem no Campus, como por exemplo, uma lontra, raramente encontrada em ambientes urbanos. O doutorando em Zoologia da PUCRS, Rodrigo Bastos, apresentou as espécies de peixes presentes no campus. Para encerrar, o professor Ubiratã Jacobi, abordou a flora do campus Carreiros. De acordo com o professor, o campus conta com 420 espécies de plantas e cerca de 70% delas são nativas da região.

 

 

Painel “Compromissos Ambientais para o campus carreiros da FURG”

O terceiro Painel apresentou os principais projetos de Compensação Ambiental, especialmente os sistemas propostos para a Drenagem Pluvial e o tratamento de Esgotos do campus Carreiros, apresentados pela professora Cristina Goularte e o Engenheiro Elias Dummer. Também foram discutidos os demais subprojetos de compensação ambiental pelo biólogo Paulo Mattos, o Zoneamento Ambiental proposto a partir do Diagnóstico Ambiental e as propostas para a elaboração do novo Plano Diretor do campus Carreiros, apresentados respectivamente pelo professor Carlos Alberto Tagliani e a Arquiteta Rita Veiga

No período da tarde foram realizados grupos de trabalhos que tiveram como objetivo aprofundar os temas discutidos nos painéis da manhã. O grupo 01 discutiu sobre projetos de compensação ambiental, o grupo 02 sobre manejo de resíduos perigosos, grupo 3 sobre a regulamentação da Política Ambiental e, por fim, o grupo 4 discutiu sobre Plano Diretor do campus Carreiros.