Uncategorised
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10/04/202414h01Notícia
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18/08/202011h42Notícia
Formulário de Contato
Use esse espaço para entrar em contato com a SGA.
Registre aqui solicitações, sugestões, reclamações, avistamentos de fauna e em breve entraremos em contato. -
17/08/202018h07Notícia
Mapa do Site
MENU PRINCIPALNORMAS AMBIENTAISPLANO DE BACIAS -
20/07/201809h45Notícia
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19/07/201816h21Notícia
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19/07/201815h55Notícia
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24/05/201811h12Notícia
Comissões Permanentes
Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Portaria 2304 2023 - Comissão de Logística Sustentável
Portaria 2166 2023 - Licenciamento e Ordenamento Ambiental
Portaria 2211 2023 - Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 2165 2023 - Campus São Lourenço do Sul
Portaria 2164 2023 - Campus Santo Antônio da Patrulha
Portaria 2163 2023 Campus Santa Vitória do Palmar
Portaria 3110 2023 Agenda Ambiental Acadêmica
Portaria 3094 2023 Educação e Comunicação
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05/08/201611h35Notícia
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05/08/201611h00Notícia
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05/08/201610h29Notícia
Licenças
Sob responsabilidade da Coordenação de Gestão Ambiental - CGA/PROINFRA
Lista completa de licenças e gerenciamento de resíduos da instituição disponível em: https://proinfra.furg.br/cga
Campus Santo Antônio da Patrulha
Campus Santa Vitória do Palmar
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05/08/201610h44Notícia
Relatórios
Diagnósticos:
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Diagnóstico Ambiental do Campus Carreiros – 2015
Adesão a A3P do MMA
Referências A3P: Desafios_da_Sustentabilidade_MEC_2015.pdf, A3P_universidades.pdf
Socioambiental:
I Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade - SeMeiA
II SeMeiA Sustentabilidade 2021 - relatório
Monitoramento Socioambiental 2018
Monitoramento Socioambiental 2019 e 2020
Monitoramento Socioambiental 2021
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28/07/201611h16Notícia
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28/07/201611h15Notícia
Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (SIGA)
- Profa. Dra. Dione Iara Silveira Kitzmann
- (Secretária de Gestão Ambiental)
- Dra. Silvia Regina Bottezini
- (Tecnóloga em Gestão Ambiental)
- Dra. Thais Antolini Veçozzi
- (Tecnóloga em Gestão Ambiental)
- Adm. Dr. Rafael Missiunas
- (Administrador)
- Mickely Souza
- (Estagiária)
- Secretaria Integrada de Gestão Ambiental é responsável por:
- Coordenar a coleta de informações para a manutenção do Selo A3P;
- Preencher o relatório anual de monitoramento socioambiental (Ressoa) do Ministério do Meio Ambiente;
- Coordenar o Fórum Ambiental;
- Divulgar informações referentes à Gestão Ambiental institucional nos meios de comunicação;
- Cadastrar e promover a integração dos Agentes de Gestão Ambiental- AGAs;
- Receber demandas e/ou soluções encaminhadas pelos AGAs;
- Propor capacitações específicas para os AGAs.
- sga@furg.br
Telefone: (53)32373527
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28/07/201611h14Notícia
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27/07/201615h56Notícia
Histórico
Desde a sua fundação, em 1969, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem se destacando em relação a questões que envolvem o meio ambiente. A criação das graduações em Oceanologia e Ciências Biológicas no ano seguinte são um exemplo desta atuação. Nesta temática, durante os primeiros 30 anos de existência foram implantados os Programas de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (1978, 1992), de Educação Ambiental (1994, 2006), Oceanografia Física, Química e Geológica (1997). Neste período, um fato marcante na história da universidade foi o estabelecimento, em 1987, da sua filosofia e política, assumindo claramente a vocação institucional direcionada aos ecossistemas costeiros e oceânicos.
Atualmente a universidade conta com vários cursos que atuam em temas relacionados a questões ambientais como as Tecnologias em Gestão Ambiental, em Toxicologia Ambiental, e o Bacharelado em Arqueologia. Na Pós-Graduação foram implantados os programas de Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Gerenciamento Costeiro.
A partir de 2011 iniciou o processo de institucionalização da Gestão Ambiental na universidade. As Pró-reitorias de Infraestrutura e de Extensão e Cultura organizaram o “I Workshop sobre Sustentabilidade na Universidade: construindo uma Política de Gestão Ambiental para a FURG”, que ocorreu em maio de 2012, e produziu um relatório apresentando o resultado de discussões nos temas de Educação Ambiental, Gestão de Resíduos, Plano Diretor e Uso dos espaços, e Uso Racional dos Recursos. Este documento foi um marco para a proposição, pela administração superior, da criação da Coordenação de Gestão Ambiental (2012), e da Comissão Temporária de Gestão Ambiental (CTGA) em junho de 2013.
A CTGA dedicou-se ao processo de regularização ambiental da FURG, obtendo as Licenças de Operação e de Ampliação do Campus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha, bem como o atendimento a todas as condicionantes decorrentes do licenciamento. Além disso, liderou avanços significativos no levantamento, organização e descarte de resíduos químicos perigosos, e promoveu um profundo debate para construir a Política Ambiental e o Sistema de Gestão Ambiental – SGA da FURG.
O II Workshop sobre sustentabilidade na Universidade, em 2014, consolidou a proposta de Política Ambiental, que no mesmo ano foi aprovada pelo Conselho Universitário. No III Workshop, em 2015, além das discussões acerca de avanços e desafios, foi discutida a regulamentação do Sistema de Gestão Ambiental e a proposta foi então encaminhada ao Conselho de Ensino Pesquisa, Extensão e Administração, sendo aprovada em reunião do pleno em dezembro do mesmo ano. A partir de 2016 foi oficialmente implantada a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental, possibilitando que todos os entes do SGA sejam estruturados e trabalhem cada vez mais no sentido de institucionalizar e qualificar o processo de Gestão Ambiental na FURG.
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27/07/201615h47Notícia
Seja bem-vindo ao Sistema de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.
O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o conjunto de atividades administrativas e operacionais voltadas para o desenvolvimento e implementação da Política Ambiental da Universidade, que integra princípios e objetivos que visam fomentar valores e práticas voltados para a sustentabilidade no ensino, na pesquisa, na extensão e nas atividades administrativas, em um processo de melhoria contínua.
O Sistema de Gestão Ambiental foi instituído a partir da aprovação da Política Ambiental da FURG pelo Conselho Universitário (Consun), com a resolução 032/2014, e regulamentado pela deliberação 113/2015 e deliberação 014/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). O SGA é vinculado diretamente à reitoria.
As ações do SGA têm como base sete princípios de atuação, presentes no documento da Política Ambiental: sustentabilidade, precaução, prevenção, cooperação, informação ambiental, melhoria continua e integração de saberes.
- Sustentabilidade
Assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações. - Precaução
Estabelecer medidas antecipadas contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados. - Prevenção
Adotar medidas capazes de prevenir, eliminar ou atenuar os efeitos negativos das intervenções no meio ambiente. - Cooperação
Estimular a participação e a interatividade dos diversos atores internos e externos, de modo a torná-los parceiros e responsáveis pela proteção ambiental. - Informação Ambiental
Compartilhar as informações que amparem um processo educativo ambiental participativo e democrático em espaços de tomada de decisões e na elaboração e monitoramento de políticas públicas na defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Melhoria contínua
Institucionalizar conhecimentos, habilidades, práticas e valores desenvolvidos no processo de gestão ambiental visando o constante aprimoramento. - Integração de saberes
Compartilhar conhecimentos através dos processos educativos que promovam o desenvolvimento humano e consciência ambiental transformadora.
- Sustentabilidade